Temas prioritários:
Os desafios da democracia
Justificativa: A democracia e os processos democráticos são tema central das ciências humanas, que incentivaram pesquisas que permitiram não apenas o entendimento, mas também o aperfeiçoamento de mecanismos e da compreensão da democracia em si. Do ponto de vista histórico, as pesquisas alimentam não apenas o conhecimento do passado, mas iluminam dilemas do presente. De fato, o século XXI traz novos desafios à democracia. Estamos diante da evolução de doutrinas autoritárias, que se apropriam, inclusive, de mecanismos democráticos, como a expansão via eleitoral dos partidos neonazistas e neofascistas, em especial na Europa, a utilização de referendos para sustentação de processos que, sob certa visão, de modo algum seriam considerados como democráticos, bem como a diminuição na opinião pública, em diversas partes do ponto, da aderência à democracia e às instituições democráticas. Ou seja, mesmo em países formalmente democráticos, e muitas vezes em nome de um princípio abstrato de democracia, vemos mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que apontam para processos que, em outra visão, não poderiam ser tidos como democráticos. Do ponto de vista formal, em uma compreensão da democracia enquanto sistema político representativo, também estamos diante de novos desafios. Presidentes eleitos foram recentemente retirados do poder antes do fim de seus mandatos, revelando a fragilidade atual do sistema eleitoral como forma de estabilidade de poder político. O próprio processo eleitoral passou a ser influenciado por novas tecnologias, como o uso de redes sociais. Nesse sentido, recentes processos eleitorais, em vários lugares do mundo, demonstraram como essas redes serviram tanto para uma nova forma – não institucional – de engajamento político, quanto para a manipulação de falsas notícias (“Fake News” está hoje no vocabulário político). Assim, tanto como significado, quanto como processo político-estatal, a noção de democracia se torna um dos grandes temas das ciências humanas na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, a contribuição das ciências humanas para a democracia, em tempos de incertezas, se torna fundamental. Destaca- se que, pela abrangência global da problemática, as pesquisas sobre esse tema são de natureza internacional e poderão ser potencializadas pelo PRINT.
Objetivo: Entender a democracia e os processos democráticos a partir dos novos desafios postos no século XXI através de uma abordagem interdisciplinar.
Descrição do Objetivo: O objetivo do tema é entender a democracia e os processos contemporâneos que de certa forma desgastam as expectativas que se tem sobre este tipo de governo. Dado o caráter global do tema, a pesquisa comparada ou com parceiros internacionais é necessária. Neste sentido, pretende-se incentivar a colaboração internacional com instituições de ponta em pesquisas voltadas para a temática. Do ponto de vista específico, a colaboração pode ser iniciada ou aprofundada a partir de diferentes estratégias. Assim, pretende-se iniciar e fomentar parcerias com instituições de excelência, sempre pautadas pela pesquisa e desenvolvimento conjunto de conhecimento. Desta forma pretende-se a criação de redes de longa duração, cuja consequência será o aumento do número de publicações em coautoria com pesquisadores estrangeiros; aumentar o número de publicações em língua estrangeira; bem como em revistas internacionais qualificadas. Ainda pretendemos fomentar a atração de discentes, pesquisadores e docentes estrangeiros ou com experiência internacional, derivando deste ponto o oferecimento de disciplinas e cursos em língua estrangeira. Outro dos objetivos é possibilitar que os alunos do Programa desenvolvam redes no exterior, isto deve ser feito de duas maneiras, primeiro aumentando a oportunidade para o corpo discente de participar de congressos internacionais; segundo através do aumento no número de bolsas sanduíche para os alunos dos Programas. Com isto, não apenas melhoramos a formação individual dos alunos, como também aumentamos o intercâmbio entre a Unicamp e instituições internacionais. Devemos ainda ter como meta aumentar o número de docentes com pós-doutorado no exterior, bem como aumentar a participação do corpo docente dos Programas em eventos no exterior. Todos estes objetivos, como explícitado acima, devem estar integrados a parcerias de longa duração, pautadas pelo intercâmbio de conhecimento de forma que cada ação individual tenha consequências duradouras.
PROJETO VINCULADO
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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Olhares cruzados sobre democracia: avanços, fluxos, retrocessos e contradições | Ciência Política (IFCH); Antropologia Social (IFCH); Ciências Sociais (IFCH); Sociologia (IFCH); |
33003017017P6; 33003017016P0; 33003017039P0; 33003017015P3 |
Oswaldo Martins Estanislau Do Amaral oamaral@unicamp.br |
Unicamp e Programa Interinstitucional (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) de Pós Graduação San Tiago Dantas |
PAÍSES PARCEIROS
Alemanha; África do Sul; Angola; Canadá; China; Espanha; Itália; México; Noruega; Suíça; Uruguai; Vietnam; Reino Unido; Rússia; Moçambique; Portugal; França; Índia; Irã; Austrália; Argentina; Bélgica; Chile; Dinamarca; Colômbia; Equador; Estados Unidos; Holanda.
Diferença, diversidade e desigualdade
Justificativa: O tema da diferença se impõe em nossa época e marca a forma como compreendemos a diversidade na globalização. Nesse sentido, a diversidade é um tema que atravessa os mais diversos estados nacionais e se torna mesmo elemento de convenções internacionais, como a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da UNESCO, de 2005. Isso se dá porque em nossa época processos de produção da diferença social e cultural têm desempenhado papel cada vez mais central na constituição de políticas, identidades e sujeitos. As ciências humanas têm se empenhado na compreensão de tais processos, tendo como horizonte a desnaturalização das diferenças e os contextos históricos situados em que emergem. As dinâmicas de constituição e articulação de categorias de diferenciação têm sido investigadas nas variadas áreas de conhecimento, particularmente no que concerne às diferenças de gênero, raça, classe social, sexualidade, geração (com destaque para juventude) e etnia/nação. Os processos de produção de diferença estão inscritos num campo de relações sociais de poder, instituindo normatividades e hierarquias. Nesse sentido, eles se relacionam com a desigualdade social. De um lado, esses processos podem ser mobilizados por dinâmicas relacionadas ao preconceito, à intolerância, à discriminação e à violência. De outro lado, como as ciências humanas se esforçam em demonstrar, as fronteiras que delimitam o “outro” também podem apontar para a convivência entre diferentes experiências, se tornarem recursos políticos de grupos que demandam por igualdade, reforçar posições de sujeito e pertencimentos numa perspectiva de defesa da diversidade social e cultural, resgatar a memória dos povos e das várias culturas locais e globais que produzem efeitos diretos na educação, nas políticas públicas e nos movimentos sociais. A agenda de pesquisa em ciências humanas sobre diferença, diversidade e desigualdade tem um caráter internacional, uma vez que que os sujeitos e grupos sociais que lutam por direito, memória e respeito às diferenças trafegam e se solidarizam num cenário transnacional. Dessa forma, essa temática permitirá o desenvolvimento de pesquisas que envolvam perspectivas comparativas e parcerias internacionais, algo que será possível através do PRINT, com o intuito de vislumbrar novas alternativas para a construção de outras sociabilidades, à luz de diferentes pressupostos éticos, políticos e/ou epistemológicos.
Objetivo vinculado ao tema: Estudar processos de produção da diferença em suas relações com a diversidade e as desigualdades e as práticas corporais nas/das cidades e seus impactos na configuração urbana e nos espaços públicos.
Descrição do Objetivo: Integrar conhecimentos de diferentes áreas relacionadas às Ciências Humanas para desenvolvimento de projetos de pesquisa e formação de pesquisadores capazes de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre o tema da diferença e seus correlatos no mundo contemporâneo; incentivar a realização de pesquisas destinadas a compreender as dinâmicas complexas na interface entre diversidade e desigualdade, com potencial para a realização de conexões com pesquisas em desenvolvimento sobre o tema no exterior; aumentar o número de publicações em coautoria com pesquisadores estrangeiros; consolidar parcerias internacionais existentes; fomentar e concretizar novas parcerias e projetos internacionais; atração de discentes, pesquisadores e docentes com experiência internacional; inserção, na estrutura curricular dos programas, de matérias, temas e disciplinas em língua estrangeira; melhorar a porcentagem de alunos e docentes da universidade com fluência em língua estrangeira; melhorar o percentual do corpo técnico com fluência em outro idioma; melhorar a formação de doutores plenos no exterior; melhorar a formação de doutores com doutorado sanduíche no exterior; melhorar a porcentagem de docentes com pós-doutorado no exterior; atrair jovens talentos com experiência no exterior ou estrangeiros; melhorar a participação de discentes e docentes em eventos no exterior; propor interlocuções internacionais de modo a problematizar como as práticas corporais nas/das cidades são construídas e se relacionam com a produção das diferenças, diversidades e desigualdades.
PROJETOS VINCULADOS
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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Diferença e diversidade: Desafios contemporâneos para as Ciências Sociais | Sociologia (IFCH); Ciências Sociais; Ciência Política; Antropologia Social |
33003017030P2; 33003017039P0; 33003017017P6; 33003017016P0 |
Mário Augusto Medeiros da Silva mariomed@unicamp.br |
Redes de História | História; ProfHistória |
33003017019P9 | Fernando Teixeira da Silva ftsilva@unicamp.br |
Construções linguísticas da diferença, diversidade e igualdade | Linguística | 33003017030P2 | Lauro José Siqueira Baldini laurob@unicamp.br |
Práticas corporais nas/das cidades | Educação Física | 33003017046P6 | Silvia Cristina Franco Amaral scfa@unicamp.br |
PAÍSES PARCEIROS
Uruguai; Estados Unidos; Suíça; Austrália; Bélgica; China; Equador; Índia; Irã; Noruega; Vietnam; África do Sul; Venezuela; Argentina; Suécia; Rússia; Moçambique; Holanda; Colômbia; Dinamarca; Canadá; Chile; Cuba; Alemanha; Reino Unido; Espanha; França; Grécia; Itália; México; Portugal; Japão; Angola.
Metodologia, epistemologia e linguagem
Justificativa: As ciências humanas têm como tema central a forma de se adquirir o conhecimento. De um lado, isso se realiza na reflexão sobre a própria forma de produção de conhecimento, ou seja, na produção constante de reflexões sobre metodologia. De outro, na utilização de métodos e ferramentas de análise. Nesse último ponto, nota-se que as ciências humanas têm sido capazes de lidar com a utilização de métodos e ferramentas cada vez mais complexos. Com a evolução da tecnologia é possível agregar e analisar um grande universo de informações (Big Data), refinar os mecanismos de coleta e análise de dados, como propõem os cursos, repensar as localidades da realidade social, como faz a técnica da etnografia digital. Ainda, a inovação tecnológica no uso de ferramentas de pesquisa realiza a coleta e o cruzamento de dados com velocidade e precisão impensáveis há poucos anos. Ainda, as ciências humanas se caracterizam pela reflexividade sobre o próprio conhecimento que elas mesmas produzem e seus limites. Os diferentes tipos de conhecimento são não apenas formas de produção de conhecimento, mas objetos próprios de reflexão. Dessa forma, as ciências humanas fazem continuamente teoria sobre si próprias, produzindo um arcabouço epistemológico e metateórico mobilizado nas mais diversas pesquisas, dos mais diversos campos do saber. As pesquisas em ciências humanas, nas mais diversas áreas que a formam, e de acordo com os mais diversos interesses de investigação, só são possíveis pelo avanço da reflexão sobre o conhecimento, sobre a metodologia e pela inovação das ferramentas de análise disponíveis. Isso exige um contínuo trabalho de pesquisa sobre epistemologia, metodologia e linguagem, que deve se dar na forma de colaboração com centros internacionais, algo que poderá ser potencializado pelo PRINT.
Objetivo: Incentivar pesquisa de ponta e formação de excelência em técnicas e métodos inovadores em Ciências Humanas e estudos da linguagem.
Descrição do Objetivo: 1) Um dos objetivos centrais deste tema é o de incentivar pesquisa de ponta e formação de excelência em técnicas e métodos inovadores em Ciências Humanas, tendo como público alvo pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Unicamp, assim como estudantes e pesquisadores estrangeiros contemplando também uma diversidade institucional. 2) Pretende-se incorporar ao projeto professores convidados especialistas reconhecidos internacionalmente pela qualidade e excelência das suas pesquisas e que dialogam de maneira transversal com as diferentes áreas que compõem as Ciências Humanas e os estudos da linguagem, em especial. 3) O tema também foi pensado como um espaço potencial para estreitar parcerias de pesquisa, estimular intercâmbios e colaborações institucionais internacionais e dar visibilidade à pesquisa e aos programas de pós-graduação relacionados ao tema.
PROJETOS VINCULADOS
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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Metodologia e Ensino: desafios e inovações nas Ciências Humanas | Ambiente e Sociedade (IFCH); Antropologia Social (IFCH); Ciência Política (IFCH); Ciências Sociais (IFCH); Demografia (IFCH); Filosofia (IFCH); História (IFCH); Sociologia (IFCH) |
33003017082P2; 33003017016P0; 33003017017P6; 33003017039P0; 33003017061P5; 33003017066P7; 33003017019P9; 33003017015P3 |
Nashieli Rangel Loera nloera@unicamp.br |
Mestrado Profissional em Ensino de História, Sociologia e Relações Internacionais | 33004110044P0 | ||
Episteme e scientia da Linguagem | Linguística | 33003017030P2 | Isabella Tardin Cardoso icardoso@unicamp.br |
As Transformações da Filosofia | Filosofia | 33003017066P7 | Márcio Augusto Damin Custódio msdamin@unicamp.br |
PAÍSES PARCEIROS
México; Dinamarca; Romênia; Suécia; África do Sul; Alemanha; Estados Unidos; Bélgica; Chile; China; Japão; Itália; Argentina; Espanha; Angola; Áustria; Colômbia; Equador; Holanda; Índia; Irã; Rússia; Moçambique; Noruega; Suíça; Uruguai; Venezuela; Vietnam; França; Canadá; Hungria; Portugal; Grécia; Reino Unido; Austrália; Cuba.
Estado, políticas e educação
Justificativa: Necessidade de estudos e pesquisas locais, nacionais e internacionais de análise de políticas públicas de educação (formulação, implementação e avaliação educacional), administração educacional e sistemas educativos, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade, planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão e educação comparada em suas diferentes etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Educação Superior, modalidades de ensino (educação de jovens e adultos e educação profissional), bem como em redes culturais e suas formas de organização entre a sociedade civil e a sociedade política.
Objetivo: Investigar as interfaces das políticas públicas de educação com o Estado e a sociedade.
Descrição do Objetivo: Incrementar saberes e conhecimentos em diferentes áreas e especialidades para desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem articular a formação de pesquisadores com proposições e resoluções de questões educacionais e escolares no país e em articulação com experiências internacionais; intensificar estudos e pesquisas do corpo docente da Unicamp na área; desenvolver e analisar estratégias de formação de treinadores esportivos no contexto universitário e profissional, a fim de contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências para a intervenção prática diante da valorização do treinador esportivo; ampliar o número de publicações em revistas nacionais e internacionais no tema; aumentar o número de publicações em coautoria com pesquisadores estrangeiros; consolidar parcerias internacionais existentes; fomentar e concretizar novas parcerias e projetos internacionais; atrair e estimular discentes, pesquisadores e docentes com experiência internacional; criar estratégias para ampliar o contingente de alunos e docentes da universidade com fluência em língua estrangeira; melhorar o percentual do corpo técnico com fluência em outro idioma; amplificar a formação de doutores plenos no exterior; estimular e fortalecer a formação de doutores com doutorado sanduíche no exterior; aumentar a porcentagem de docentes com pós-doutorado no exterior; atrair jovens talentos com experiência no exterior ou estrangeiros; qualificar e ampliar a participação de discentes e docentes em eventos no exterior.
PROJETOS VINCULADOS
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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Formação de treinadores no contexto universitário e profissional: conhecimentos e competências para a intervenção prática | Educação Física | 33003017046P6 | Larissa Rafaela Gallati lgalatti@unicamp.br |
Políticas públicas de educação, Estado e Sociedade: reverberações na formação humana | Educação | 33003017001P2 | Nora Rut Krawczyk norak@unicamp.br |
PAÍSES PARCEIROS
Suécia; Angola; Espanha; Colômbia; Itália; Dinamarca; Portugal; Canadá; Uruguai; Moçambique; Reino Unido; Alemanha; França; Chile; México; Argentina; Estados Unidos.
Desenvolvimento Econômico e Social, Dinâmica Sócio Demográfica e Territorial: Desafios Frente às Transformações no Século XXI
Justificativa: As transformações sociais e econômicas globais nos últimos anos têm sido marcadas pela maior interpenetração de fluxos econômicos e sociais (pessoas, bens, serviços, capitais produtivos e financeiros). Ao mesmo tempo, as dinâmicas demográficas e territoriais e as novas práticas sócio-espaciais também estão passando também por mudanças profundas e desafiadoras, resultado de articulações entre diferentes escalas (global, nacional, regional e local), diferentes sujeitos (Estado, grupos sociais organizados, empresas globais, etc.) e determinações (econômicas, culturais, ambientais e políticas). Essas mudanças vêm acompanhadas de tensões que desdobram em diferentes dimensões, todos eles com fortes impactos sobre os países em desenvolvimento e sua capacidade de responder de maneira ativa a essas transformações: i) Na questão da disputa no cenário econômico global pela maior capacidade de influência no sistema geopolítico; ii) nas transformações e na instabilidade do sistema monetário-financeiro internacional; iii) nas mudanças na estrutura produtiva e tecnológica; iv) nas transformações nas políticas de ciência, tecnologia e inovação; v) na crescente desigualdade de renda e riqueza que se observa entre os países e dentro dos países; vi) nas intensas transformações demográficas na dinâmica interna aos países e entre os países; vii) nos desafios associados à questão ambiental; viii) nas transformações do mundo do trabalho; ix) nas questões relacionadas ao desenvolvimento regional dentro dos territórios; x) nos novos fundamentos da região e dos novos papéis das fronteiras bem como os novos nexos da constituição do lugar; xi) na questão da densidade da ocupação e dos usos territoriais; xii) nas novas formas de cooperação entre países em desenvolvimento. Todas essas transformações demandam por sua vez: i) capacidade de entendimento teórico e avanço no conhecimento geral sobre esses diferentes temas; ii) formulação de ações e estratégias de resposta, em especial, mas não apenas, através de ações de política públicas.
Objetivo: Analisar as transformações na economia mundial e impactos sobre o desenvolvimento econômico.
Descrição do Objetivo: Ampliar as redes de pesquisa internacionais, aumentar o número de publicações em revistas internacionais no tema; aumentar o número de publicações em coautoria com pesquisadores estrangeiros; consolidar parcerias internacionais existentes; fomentar e concretizar novas parcerias e projetos internacionais; atração de discentes, pesquisadores e docentes com experiência internacional; inserção, na estrutura curricular dos programas, de matérias, temas e disciplinas em língua estrangeira; melhorar a porcentagem de alunos e docentes da universidade com fluência em língua estrangeira; melhorar o percentual do corpo técnico com fluência em outro idioma; melhorar a formação de doutores com doutorado sanduíche no exterior; melhorar a porcentagem de docentes com pós-doutorado no exterior; atrair jovens talentos com experiência no exterior ou estrangeiros; melhorar a participação de discentes e docentes em eventos no exterior; integrar conhecimentos de diferentes áreas e especialidades da Unicamp, para desenvolvimento de projetos de pesquisa e formação de pesquisadores com conhecimento amplo para resolver os problemas complexos e multidisciplinares de nosso país; aprimorar conhecimento do corpo docente da Unicamp na área.
PROJETOS VINCULADOS
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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Globalização e dinâmicas sócio-espaciais | Geografia | 33003017080P0 | Lindon Fonseca Matias lindon@unicamp.br |
Geoparques, comunidades e cidades resilientes – mapeamento e gestão do patrimônio natural e cultural e das vulnerabilidades territoriais | Ensino e História de Ciências da Terra | 33003017081P6 | Pedro Wagner Gonçalves pedrog@unicamp.br |
Transformações na economia mundial e impactos sobre o desenvolvimento econômico | Ciência Econômica; Desenvolvimento Econômico |
33003017020P7; 33003017071P0 |
Célio Hiratuka celioh@unicamp.br |
Desenvolvimento e Transformações Econômicas e Sociais no século XXI | Ciência Econômica; Desenvolvimento Econômico |
33003017020P7; 33003017071P0 |
Bruno de Conti deconti@unicamp.br |
Transformações sociodemográficas e desigualdades: desafios presentes e futuros | Demografia | 33003017061P5 | Luciana Correia Alves lcalves@unicamp.br |
PAÍSES PARCEIROS
China; Colômbia; Estados Unidos; França; Chile; México; Suécia; Holanda; Uruguai; Bolívia; Canadá; Índia; África do Sul; Alemanha; Portugal; Argentina; Áustria; Espanha; Reino Unido; Itália; Suíça; Rússia.
Desafios no ensino no século XXI
Justificativa: O intercâmbio de especialistas em ensino entre a Unicamp e Instituições de pesquisa do exterior permitirá que sejam analisadas as questões referentes aos desafios do ensino no século XXI. Considerando que vivemos na contemporaneidade a complexidade dos problemas atuais deve ser pensada de forma internacionalizada e interdisciplinar. Da mesma forma, como princípio, a ação de ensinar/educar e suas implicações na formação de professores e suas políticas; na produção de saberes e conhecimentos; nas práticas de memórias e histórias; no trabalho e na profissionalização docente, em contextos de educação formal (básica e superior) e não formal, na perspectiva de educação para todos, entendemos a importância de pesquisas dessas temáticas, bem como destacamos a importância de estudos sobre processos psicológicos implicados em fenômenos educacionais, sociais e culturais com vistas ao desenvolvimento e à aprendizagem dos estudantes de diferentes níveis e modalidades de ensino. O tema abrange diversas áreas do conhecimento e destaca-se, ainda, que a Unicamp possui dezenas de licenciaturas que poderão, por meio de parceria e colaboração entre si, com outros programas de pós- graduação da universidade e notadamente com programas de pós-graduação no exterior, desenvolver ações de pesquisa como: desenvolvimento de indicadores comuns para o ensino de graduação, ampliação de oferta de disciplinas bilíngues para estudantes de licenciaturas nas universidades parcerias, desenvolvimento de projetos de estágios internacionais na formação inicial, residências internacionais no estilo do prodocência, criação de plataformas on-line e repositórios de boas práticas, estudos de caso de escolas públicas e sistemas de ensino superior em rede entre universidades, etc. O tema também prevê desenvolvimento de pesquisas sobre formação de professores e outros atores sociais que desempenham papéis educativos em contextos diversos.
Objetivo: Formação de professores de Ensino Básico: aspectos matemáticos e estatísticos; processos psicológicos, socioculturais; desigualdade, diferença e inclusão.
Descrição do Objetivo: Desenvolver e consolidar projetos de pesquisa com foco em: ensino de probabilidade e estatística, a nível de Ensino Básico, em conjunto com as universidades parceiras; formação de professores de Ensino Básico nos aspectos matemáticos e estatísticos da tomada de decisões. Formação de quadros especializados no tema, a nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área. Contribuir para fazer avançar a pesquisa, a formação e contribuir para a melhoria da prática no âmbito da Educação em Ciências e Matemática em perspectiva ampla (metodológica e conceitual), auxiliando a compreensão da articulação entre ciência e tecnologia e os contextos social, político, econômico e ambiental com embasamento teórico de ponta para ações consequentes nas práticas educacionais. Desenvolver pesquisas, de caráter inter e multidisciplinar, sobre temas relativos ao ensino, à aprendizagem, nas diferentes modalidades de ensino, e particularmente sobre formação de professores e outros atores sociais que desempenham papéis educativos em contextos diversos. Estudar sobre os processos psicológicos implicados em fenômenos educacionais, sociais e culturais com vistas a maior compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento humano em contextos de educação formal e não formal; Aprimorar as relações entre grupos de pesquisa de diferentes países que trabalham com o tema para a produção transcultural de conhecimento, criar condições concretas para a efetivação de processos de internacionalização das equipes de pesquisa. Realizar pesquisas Interculturais e transdisciplinares sobre o acervo cultural de povos tradicionalmente excluídos e marginalizados (nas suas dimensões locais e globais) e seus efeitos diretos na educação, nas políticas públicas e nos movimentos sociais.
PROJETOS VINCULADOS
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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Colaborações Internacionais na Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática | Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) | 33003017092P8 | Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa silviamf@unicamp.br |
Aspectos matemáticos da tomada de decisão e formação de professores | Matemática | 33003017003P5 | Laura Leticia Ramos Rifo lramos@unicamp.br |
Práticas educativas, aprendizagens e formação de professores em diferentes contextos e linguagens | Educação | 33003017001P2 | Heloisa Helena Pimenta Rocha heloisah@unicamp.br |
PAÍSES PARCEIROS
Angola; Estados Unidos; Noruega; Espanha; Alemanha; França; México; Malawi; Portugal; Colômbia; Áustria; Reino Unido; Israel; Itália; Chile; Argentina; Canadá; Moçambique.
Diálogos transversais: arte, linguagem, conhecimento
Justificativa: O Humano não se esgota em sua complexidade, tampouco se pode reduzir a maior parte das suas manifestações a objetos privados de uma disciplina ou contexto cultural. Se essa verdade sempre se impôs às artes e às ciências humanas e sociais, no atual momento histórico ela clama por reconhecimento nas instituições produtoras de conhecimento e formuladoras de políticas científicas. Artes, culturas e linguagens/literaturas têm revelado de maneira crescente sua vocação a uma transversalidade que se manifesta não apenas no próprio âmbito artístico e cultural (quando diversas expressões se transpassam em determinados propósitos poéticos, pedagógicos, investigativos), mas também se expande por meio de associações simbióticas com áreas diversas como as ciências da saúde, da computação, engenharias, educação, filosofia, história, antropologia e sociologia. É igualmente relevante a vocação das artes, culturas e linguagens/literaturas à promoção de princípios de igualdade a partir da dimensão histórica e da crítica sobre as fricções entre culturas e conhecimentos diversos. O fomento às atividades de núcleos e grupos de pesquisa transdisciplinares e transculturais, bem como a promoção da articulação entre instituições que reconheçam a necessidade de percursos transdisciplinares de pesquisa realizados de forma ética e responsável, frente aos desafios de sermos humanos no mundo contemporâneo, são estratégias fundamentais para um tipo de diversificação e inovação nas pesquisas em artes e ciências humanas na Unicamp que não se transforme em multiplicação de subáreas super especializadas e, ao mesmo tempo, acompanhe o que tem sido feito internacionalmente em programas e centros de pesquisa voltados para objetos transdisciplinares, em lugar de departamentos ou áreas.
Objetivo: Consolidar e expandir os esforços de internacionalização já existentes e a visibilidade dos PPGs Teoria e História Literária, Linguística, Linguística Aplicada, Artes Visuais, Música e Artes da Cena.
Descrição do Objetivo: Consolidar e expandir os esforços de internacionalização já existentes dos Programas vinculados à grande área Linguística, Letras e Artes sediados em nossa Instituição, a saber: PPG Teoria e História Literária, PPG Linguística, PPG Linguística Aplicada, PPG Artes Visuais, PPG Música e PPG Artes da Cena, incrementando a visibilidade desses Programas, bem como os impactos de seus resultados de pesquisa, com vistas à atração de pesquisadores de instituições estrangeiras, criando sinergia e fortalecendo as posições dos Programas perante o quesito internacionalização da avaliação quadrienal 2017-2020 da CAPES. Em linhas gerais, espera-se: atrair pesquisadores estrangeiros e brasileiros com experiência no exterior para realizarem pesquisas e atividades de ensino e eventos junto aos grupos e linhas de pesquisa dos seis Programas; implementar uma política sistemática de intercâmbio com centros internacionais de excelência; e promover a visibilidade e aumento do impacto das produções intelectuais de nossos pesquisadores em âmbito internacional. Para isso, são propostos quatro grandes eixos de ações: 1) promoção de mobilidade docente e discente para capacitação acadêmica e consolidação de parcerias institucionais; 2) fortalecimento do eixo acadêmico-formativo, pensando na formação de futuros professores, pesquisadores e gestores em educação superior na grande área Linguística, Letras e Artes; 3) aumento do impacto da produção intelectual de nossos professores e estudantes; 4) compartilhamento de resultados parciais de pesquisa mediante promoção de eventos científicos internacionais.
PROJETOS VINCULADOS
TÍTULO | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | CÓDIGO CAPES | COORDENADOR(A) |
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As artes visuais em sua interface com a tecnologia | Artes Visuais | 33003017093P4 | Edson do Prado Puftzenreuter reuter@unicamp.br |
Artes visuais, migrações, assimilações e transferências culturais | Artes Visuais | 33003017093P4 | Maria de Fátima Morethy Couto mfmcouto@unicamp.br |
As artes visuais em suas intersecções, intertextualidades e hibridismos com outras áreas do conhecimento | Artes Visuais | 33003017093P4 | Mauricius Martins Farina mmfarina@unicamp.br |
IDA-E-VOLTA: entre territórios de pesquisa e reflexão nas artes da cena | Artes da Cena | 33003017094P0 | Silvia Maria Geraldi sgeraldi@unicamp.br |
Poéticas do som e do corpo no diálogo interdisciplinar entre arte e tecnologia: estudo de pesquisa de criação em Humanidades Digitais | Música | 33003017077P9 | Jônatas Manzolli jmanzo@unicamp.br |
Performance Musical como campo de processos de criação, de investigação e de ensino / formação transdisciplinares | Música | 33003017077P9 | Alexandre Zamith Almeida zamith@unicamp.br |
A discussão da Modernidade na Itália e no Brasil | Teoria e História Literária | 33003017031P9 | Maria Betânia Amoroso betamor@unicamp.br |
Metamorfoses da literatura no tempo das imagens | Teoria e História Literária | 33003017031P9 | Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior sterzi@unicamp.br |
Diálogos Transversais em Estudos da Linguagem | Linguística Aplicada | 33003017043P7 | Marcelo El Khouri Buzato mbuzato@unicamp.br |
As linguagens da cultura: entre arte, língua e conhecimento através dos tempos | Linguística | 33003017030P2 | Patrícia Prata pprata@unicamp.br |
PAÍSES PARCEIROS
México; Colômbia; Equador; Canadá; Alemanha; Austrália; Nigéria; Reino Unido; Chile; África do Sul; Argentina; França; Estados Unidos; Irlanda; Portugal; Itália; Espanha; Suíça.