BOLSA DE MOBILIDADE PARA DOUTORADO “GUATÁ”
Após o sucesso de 2023, o edital de bolsa é renovado e amplia a parceria com nove instituições brasileiras: UNICAMP, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR e UFF. A bolsa é destinada para estudantes indígenas de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, inscritos nas instituições parceiras e que desejam realizar um intercâmbio na França durante o doutorado. Além de uma série de benefícios, concede o subsídio de 1704 euros mensais para os alunos de doutorado pelo período de 6 a 11 meses.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.
Verifique a publicação aqui.
BOLSA TerrEE
O programa é destinado aos estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado no Brasil que estejam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e saúde.
Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França sobretudo em questões referentes à crise climática e da perda da biodiversidade.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.
Acesse a publicação aqui.
BOLSA DE EXCELÊNCIA M2
Em seu quarto ano de programa, a bolsa concede aos estudantes inscritos no segundo ano do Master em uma universidade francesa (M2) a quantia de 470 euros por mês por um período de 10 meses, além de outros benefícios. Por se tratar de um financiamento parcial, é necessário que o candidato apresente uma prova de complemento no valor de 390 euros por mês.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2024.
Confira a publicação aqui.