Destaques Notícias

Estudante indígena da pós-graduação da FOP recebe bolsa internacional da França

Foto do João Pedro dos Santos Silva, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (área de Prótese Dental)
Doutorando em Clínica Odontológica, João Pedro dos Santos Silva ficará 12 meses na École des Mines Saint-Etienne, França, onde pesquisará o comportamento eletroquímico e tribocorrosivo de revestimentos catiônicos em superfícies de titânio, relevante para implantes odontológicos e biomédicos.

João Pedro dos Santos Silva, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (área de Prótese Dental), foi aprovado com uma bolsa de estudos de 12 meses na École des Mines Saint-Etienne – Centre for Biomedical and Healthcare Engineering na França. Essa iniciativa, voltada especialmente para alunos indígenas, é promovida pelo Campus France Paris. O projeto intitulado “Cationic coating on titanium surfaces: charging strategy to improve electrochemical and tribocorrosive behavior in biomedical implants”, orientado no Brasil pelo Professor Valentim Adelino Ricardo Barão e supervisionado no exterior pelo Professor Jean Geringer, destacou-se pela excelência e inovação na área de implantes biomédicos. O projeto promete avanços significativos no comportamento eletroquímico e tribocorrosivo de revestimentos catiônicos em superfícies de titânio, um tema relevante para implantes odontológicos e biomédicos. Além do reconhecimento acadêmico, o doutorando será afiliado à renomada rede France Alumni, que conecta ex-alunos de instituições francesas globalmente.

Foto  da école des mines
Essa conquista reflete a dedicação do aluno e de seu orientador, representando um passo importante para a inclusão e valorização dos alunos indígenas na ciência e na academia internacional, além de ser um feito inédito na FOP.

Texto publicado originalmente no site da FOP.