A cientista brasileira Rosaly Lopes, pesquisadora do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, promove, entre maio e novembro de 2024, a residência científica “Da Terra ao Sistema Solar e Além: Presente e Futuro da Exploração Espacial” como convidada do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Vice-diretora da Diretoria de Ciências Planetárias do JPL, um dos principais centros de pesquisas da agência espacial estadunidense, a astrônoma e geóloga planetária vai abordar temas relacionados às suas pesquisas em geologia planetária, vulcanologia e astrobiologia.
A programação será aberta com a palestra “Geologia Planetária: Saturno e suas Luas”, no dia 10 de maio, às 14h, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas. Nos dias 14 e 28 de junho, oferecerá sua primeira oficina, em dois encontros, intitulada “Vulcões e luas geladas: A viagem de uma cientista do Brasil às Missões Galileu e Cassini da NASA”. Uma segunda oficina, “Explorando os vulcões ativos da Terra e do sistema solar”, acontecerá nos dias 23 de agosto e 20 de setembro. Todas serão realizadas, das 14h às 16h, por meio da plataforma de vídeo Google Meet. A programação no IdEA será concluída com a palestra “Presente e Futuro da Exploração dos Planetas: Missões Espaciais e Seus Desafios”, em 22 de novembro, às 14h, no Centro de Convenções da Unicamp.
Os eventos são abertos a todos e destinados não apenas a especialistas e pesquisadores da área, mas também para um público mais amplo interessado em ciência, astronomia e exploração espacial. As inscrições estão abertas nos links abaixo. As atividades também serão transmitidas pelo YouTube do IdEA.
Palestra: “Geologia Planetária: Saturno e suas luas”
Data: 10 de maio de 2024
Horário: 14h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Inscrições: Clique para se inscrever
Transmissão: YouTube
A missão Cassini-Huygens orbitou Saturno de 2004 a 2017 fazendo novas descobertas sobre a atmosfera, os anéis e as muitas luas de Saturno. A Cassini carregava uma sonda, Huygens, que pousou na maior lua de Saturno, Titã, revelando sua superfície pela primeira vez. Nos últimos meses da missão, a Cassini orbitou mais perto de Saturno e, finalmente, mergulhou no planeta em setembro de 2017 encerrando a missão. A palestra analisará as muitas descobertas feitas pela missão e sua equipe internacional de cientistas, desde o vulcanismo de gelo na lua Encélado até a paisagem terrestre da lua coberta de névoa Titã.
Datas: 14 e 28 de junho de 2024
Horário: 14h
Local: Virtual, pelo Google Meet
Inscrições: Clique para se inscrever
Quando era uma pequena menina crescendo no Brasil, Rosaly Lopes seguiu o programa Apollo, que enviou seres humanos à Lua, e se inspirou para se tornar uma cientista da NASA. Sua jornada a levou à universidade na Inglaterra e, depois de concluir seu doutorado, ao Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA. Combinando astronomia e geologia, tornou-se especialista em vulcões na Terra, Marte e nas luas de Júpiter e Saturno. Ela fez parte da equipe científica de duas grandes missões da NASA, Galileu, a Júpiter, e Cassini, a Saturno, estudando os vulcões ativos da lua de Júpiter Io e os vulcões gelados das luas de Saturno Encélado e Titã. Ela descreverá sua jornada aventureira por diferentes países e corpos do Sistema Solar, desde o estudo de vulcões ativos em locais remotos da Terra até a descoberta de 71 vulcões ativos na lua Io de Júpiter e vulcões de gelo em Titã. Essa descoberta abriu a possibilidade de que possa existir vida no oceano aquático sob a crosta de gelo de Titã. Lopes agora lidera uma equipe internacional de cientistas que investiga se Titã pode ser habitável.
Oficina: “Explorando os Vulcões Ativos da Terra e do Sistema Solar”
Datas: 23 de agosto e 20 de setembro de 2024
Horário: 14h
Local: Virtual, pelo Google Meet
Inscrições: Clique aqui para se inscrever
Os planetas e luas do Sistema Solar são mundos incrivelmente diversos, com histórias antigas e dramáticas. Gravada em suas superfícies está uma história fascinante – de fogo e gelo, de ordem e de mudanças repentinas, de grandes cataclismos e mudanças lentas. Vulcões são comuns em todo o Sistema Solar e erupções vulcânicas estão entre os espetáculos mais impressionantes da natureza. À medida que exploramos vulcões na Terra e em outros mundos, encontramos uma grande variedade de paisagens – até mesmo vulcões de gelo. Vamos discutir a diversidade de vulcões na Terra e, em seguida, viajar através do Sistema Solar, discutindo o que missões espaciais como Messenger, Magalhães, as muitas missões a Marte, as missões Galileu, Juno e Cassini revelaram sobre os vulcões no Sistema Solar. Esses vão desde as planícies de lava de Mercúrio até o provável vulcanismo ainda ativo em Vênus e grandes edifícios vulcânicos em Marte, até os poderosos vulcões na lua de Júpiter Io e os enigmáticos criovulcões em Encélado e outras luas geladas do sistema solar externo.
Palestra: “Presente e Futuro da Exploração dos Planetas: Missões espaciais e seus desafios”
Data: 22 de novembro de 2024
Horário: 14h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Inscrições: Clique aqui para se inscrever
Esta palestra contará a história das missões planetárias da NASA, com foco especial nas missões passadas Galileu e Cassini, a atual missão Juno e as missões do jipe-robô (rover) Perseverance Mars, e a futura Europa Clipper, que deve ser lançada este ano. A missão Galileu (1989-2003) forneceu resultados espetaculares sobre Júpiter e suas luas. A missão Cassini, a Saturno, foi um grande sucesso, explorando o planeta anelado e suas luas. A NASA enviou várias espaçonaves para Marte, incluindo vários jipes-robôs que sobreviveram muito mais do que o esperado, revelando um passado em que havia água na superfície do Planeta Vermelho e possíveis condições de vida. O Perseverance está atualmente coletando amostras para serem trazidas de volta à Terra no futuro. A missão Juno está em órbita ao redor de Júpiter, explorando o sistema de Júpiter, incluindo a lua vulcânica Io. O Europa Clipper será lançado em outubro de 2024 e explorará as condições de habitabilidade de Europa. Discutiremos os desafios das missões espaciais e futuras missões, como a Mars Sample Return.