Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é concedido anualmente e contempla, a cada edição, até 50 trabalhos, um para cada área de avaliação definida pela CAPES. A avaliação dos trabalhos apresentados para a obtenção do título de doutor considera sua originalidade, relevância científica, tecnológica e social, além da consistência metodológica e do rigor na redação. Também são valorizados aspectos de inovação e interdisciplinaridade, bem como o impacto das publicações derivadas da pesquisa, que evidenciam sua contribuição para a comunidade científica. O Prêmio CAPES de Tese funciona ainda como um importante indicador de excelência institucional, destacando programas de pós-graduação com produção acadêmica de alto nível.

Em 2024, a Unicamp conquistou quatro trabalhos premiados e cinco menções honrosas, enquanto em 2025 foram três prêmios principais e quatro menções honrosas, indicando uma leve redução no total de reconhecimentos, movimento perceptível também no número de finalistas, que passou de nove em 2024 para sete em 2025. Apesar dessa variação, a edição de 2025 trouxe uma conquista especialmente significativa: a universidade voltou a receber um Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido a Lucas Felipe de Lima, do Programa de Pós-Graduação em Química, no Colégio de Ciências Exatas. Trata-se de um marco relevante para a instituição, uma vez que o último Grande Prêmio havia sido conquistado em 2009, com o trabalho de Rafael Dias Loyola (Ciências Exatas e da Terra), intitulado Priorização de Ecorregiões para a Conservação de Vertebrados Terrestres.
Confira a seguir a lista de trabalhos da Unicamp laureados na edição deste ano:
Grande Prêmio Sérgio Mascarenhas de Oliveira (Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar)
- DEVELOPMENT OF AFFORDABLE ELECTROCHEMICAL (BIO)SENSORS FOR POINT-OF-CARE APPLICATIONS. Lucas Felipe de Lima com orientação de William Reis de Araujo em QUÍMICA.
Premiados
- TÉCNICAS DE ESPECTROSCOPIA E CIÊNCIA DE DADOS BASEADA EM QUIMIOMETRIA PARA CARACTERIZAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO E AUTENTICAÇÃO ABRANGENTE E SUSTENTÁVEL DE CAFÉS CANÉFORAS ESPECIAIS DO BRASIL. Michel Rocha Baqueta com orientação de Juliana Azevedo Lima Pallone e Patrícia Valderrama em CIÊNCIA DE ALIMENTOS.
- MODERNISMO NEGRO NA BAHIA: ARTE E RELAÇÕES RACIAIS, 1947-1964. Bruno Pinheiro com orientação de Silvana Barbosa Rubino em HISTÓRIA.
Menções Honrosas
- BIOCATÁLISE SINÉRGICA PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE XILO-OLIGOSSACARÍDEOS PREBIÓTICOS A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS: HIDRÓLISE MEDIADA POR ENZIMA QUIMÉRICA E ANÁLISE TECNO ECONÔMICA DE BIORREFINARIA INTEGRADA. Manoela Martins com orientação de Rosana Goldbeck Coelho e Taísa Magnani Dinamarco em CIÊNCIA DE ALIMENTOS.
- DESENVOLVIMENTO DE NOVAS MEMBRANAS BASEADAS EM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUA. Tauany de Figueiredo Neves com orientação de Renato Falcão Dantas e Patrícia Prediger em INTERDISCIPLINAR.
- IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA EM MOÇAMBIQUE E NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DAS METAS DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Charles Mpoca Charles com orientação de Rodolfo De Carvalho Pacagnella em MEDICINA III.
- NOVAS FORMAS DE MENSURAR E ANALISAR O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI. Anderson Gonçalves com orientação de Luciana Correia Alves em PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA.

A cerimônia de entrega do Prêmio CAPES de Tese 2025 para os trabalhos escolhidos ocorre em dezembro, na sede da CAPES em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da instituição.
