Apresentação
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi fundada em 1966 e estabeleceu seu primeiro curso de Pós-Graduação no ano seguinte. A história da Pós-Graduação na Unicamp reflete a história da própria instituição e do desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil. Em 2022, a universidade oferecia 83 programas stricto sensu abrangendo todas as áreas do conhecimento, a maioria sendo cursos de mestrado e doutorado, além de onze mestrados profissionais. O sistema de Pós-Graduação da Unicamp também conta com 128 cursos lato sensu, e em 2022 acolhia 13.423 estudantes, representando 40% do total de alunos da universidade.
A Unicamp tem formado muitos profissionais atualmente presentes em outras instituições de ensino superior no Brasil e em países da América Latina. Nos últimos anos, a Pós-Graduação da Unicamp tem recebido alunos, em sua maioria, do Estado de São Paulo (65%), seguidos por outras regiões do Brasil (31%) além de 4% de estudantes internacionais. Nossos egressos são absorvidos sobretudo pelas instituições de ensino superior, empresas privadas e os órgãos governamentais de nível federal, estadual e municipal.
Os programas de Pós-Graduação da Unicamp têm sua qualidade avaliada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação. No último processo de avaliação, que abrangeu o período de 2017 a 2021, mais de 40% dos programas foram considerados excelentes, com notas 6 e 7. Somando-se aos programas com nota 5, que são considerados muito qualificados, 83% do sistema de Pós-Graduação da Unicamp merecem destaque.
Um dos principais objetivos em todos os cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Unicamp é oferecer uma formação avançada nas fronteiras do conhecimento.
Os alunos regulares dos programas de Pós-Graduação em dedicação exclusiva e tempo integral podem receber bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FAPESP, conforme os critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação de cada programa.
Esta publicação apresenta as informações essenciais sobre todos os cursos de Pós-Graduação em funcionamento na Unicamp. Para a busca de mais informações, são também fornecidos números de telefone, endereços de e-mail e do site na internet para cada curso.
A Universidade
A Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS.
O sistema de pós-graduação desenvolve-se por meio dos cursos de:
a) Mestrado e Doutorado Acadêmico (M, D)
Os programas de pós-graduação stricto sensu oferecem a oportunidade de desenvolvimento científico e aprofundamento da formação obtida no nível de graduação e são regulamentados na Unicamp pela Deliberação CONSU-A-010/2015, de 11/08/2015. Consistem em cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, objetivando a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico.
b) Mestrado Profissional (MP)
O Mestrado Profissional da Unicamp visa à formação e a atualização de práticas profissionais avançadas e transformadoras, seus procedimentos, métodos e processos aplicados. Seu objetivo é o aprofundamento da formação científica e/ou profissional e a ampliação da experiência dos alunos egressos da graduação.
c) Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
São oferecidos aos portadores de diploma de curso superior. Seu objetivo é preparar especialistas em setores determinados das atividades acadêmicas e profissionais, atualizando seus conhecimentos e práticas. A Pós-Graduação Lato Sensu é composta pelos Cursos de Aperfeiçoamento, Aprimoramento, Especialização, Residência Médica, Residência Multiprofissional e Residência em Área Profissional da Saúde.
Cotas étnico-raciais na pós-graduação
Desde 2016, vários programas de pós-graduação aplicam políticas de ações afirmativas em seus processos de seleção. Em 2023, 42% adotavam essas ações, mas ainda assim, o Conselho Universitário da Unicamp aprovou por unanimidade a adoção de cotas étnico-raciais para ingresso em todos os cursos de pós-graduação. A medida define que todos os programas ofereçam pelo menos 25% das vagas para essa modalidade de inclusão. Além disso, a universidade abre a possibilidade de cotas para outros grupos marginalizados. A decisão marca um avanço na busca por equidade e diversidade no ensino de pós-graduação.
Programas de Pós-Graduação da Unicamp
Uma publicação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenação do Projeto
Rachel Meneguello
Assessoria Docente
Elias Basile Tambourgi
Cláudia Vianna Maurer Morelli
Secretaria do Gabinete
Emerson Luis Francisco
Cristina Ferreira de Souza
Comissão Central de Pós-Graduação – CCPG
Juliana Cristina Barandão
Diretoria de Assuntos Acadêmicos
Silvana Milanin Mendes
Homologação
João do Carmo Marçal
Programa de Estágio Docente – PED
Isabela Geanfrancesco Girotto
Marcela de Souza Pellegrin
CAPES-PrInt UNICAMP
Rita de Cássia X. C. do Espírito Santo
Diretoria Financeira e Administrativa
Marli Padovan de Souza
Expediente
Carolina Velho
Apoio ao Funcionamento dos Programas e Cursos PECIM
Fabrício César Bergamaschi
Capa e Projeto Gráfico
Marcos Rogério Pereira