A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Prefeitura de Campinas, além de entidades como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), e a ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), manifestaram pesar pela morte da enfermeira e professora Maria Filomena de Gouveia Vilela, que ocorreu na noite do sábado (27).
O sepultamento de Maria Filomena ocorreu na tarde deste domingo (28), no Cemitério dos Amarais, em Campinas.
Mena, como era conhecida, era professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da universidade. Profissional com extenso currículo e atuação na área da Saúde, foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Campinas e integrava o Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Faculdade de Enfermagem (FENF) da Unicamp
Poucos adjetivos podem definir MENA, mas muitos podem decifrar Maria Filomena de Gouveia Vilela, nossa querida professora aposentada da área de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem.
Mena nasceu em Prata, Minas Gerais, e passou a infância na Fazenda do Bugre, seu principal território poético. Se graduou pela Universidade de São Paulo, em 1982, como enfermeira. Em 1999, recebeu o título de Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp e em 2005 de Doutora pela mesma instituição.
Atuou fortemente na construção e luta do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste e membra ativa do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), além de ter sido, por muitos anos, apoiadora do Conselho dos Secretários de Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP).
Além de sua incansável luta pelo SUS, Mena também lutava pela humanidade no cuidado, com sua serenidade, delicadeza e força unânimes que se expressavam através de seus versos sensíveis, que cantavam todo o amor pela vida e pelas pessoas. Uma poetisa que publicou o livro “Outras Essências e Aquarelas”, onde manifestou seu carinho e cuidado com o mundo, com as pessoas e com a vida.
Mena, querida Mena, sua trajetória na terra se encerrou no dia 27 de janeiro de 2024, mas não se encerrou para nós, pois neste momento você continua sendo brisa, leve e suave, assim como foi em vida, mas agora em todo o canto, deixando um legado de amor e cuidado em todos aqueles que tiveram o prazer de te conhecer, seja como aluno, colega de trabalho, paciente, familiar ou por um simples encontro, você tinha o belo poder de encantar com poucas palavras e amaciar o coração somente com um olhar. Brilhe onde estiver Mena, você jamais será esquecida.
Aos familiares, amigos e todos que te amam, a Faculdade de Enfermagem se irmana em seu sentimento de perda e dor.
Reitoria da Unicamp
“É com profundo pesar que a Reitoria recebe a notícia do falecimento de Maria Filomena de Gouveia Vilela, professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf).
A professora Maria Filomena dedicou-se, ao longo de toda a sua trajetória profissional, à área da saúde coletiva e à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sido diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas (SP), dentre outras importantes atividades.
Seu sepultamento ocorreu nesse domingo (28/01) no cemitério dos Amarais, em Campinas, São Paulo.
As condolências da Reitoria da Unicamp aos familiares e amigos“.
Secretaria de Saúde de Campinas
“A Secretaria de Saúde de Campinas se solidariza com a família de Maria Filomena de Gouveia Vilela (Mena) e lamenta seu falecimento que ocorreu na noite de sábado, 27 de janeiro. Mena atuou na Prefeitura de Campinas entre 2001 e 2014, quando foi desligada para assumir um cargo na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em mais de uma década de dedicação à saúde municipal, Mena passou por vários serviços. Sua trajetória teve início como enfermeira e posteriormente Coordenadora Técnica da Vigilância Sanitária (Covisa), onde atuou entre fevereiro 2001 a abril 2002.
Mena também foi gestora do Distrito de Saúde Noroeste no período de maio 2002 a dezembro 2004 e retornou para a coordenação da Covisa (2005 a 2007). Ela encerrou sua passagem pelo Departamento de Saúde da Prefeitura como gestora da Vigilância em Saúde, cargo que ocupou entre dezembro de 2007 a julho de 2012. Depois disso, Mena galgou outros patamares na Unicamp.
Os profissionais que trabalharam com ela aqui na Prefeitura de Campinas afirmam que Mena deixou um legado de aprendizado e inspiração para difundir a saúde pública no município de Campinas“.
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
“A Anvisa lamenta profundamente o falecimento de Maria Filomena Gouveira. Mena, como era mais conhecida, contribuiu de forma inestimável para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Mena faleceu na noite de ontem (27/1).
Ela era professora da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. Foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município de Campinas e integrava o Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde atuou incansavelmente na organização científica dos Simpósios Brasileiros de Vigilância Sanitária (Simbravisas).
Além de suas significativas contribuições acadêmicas e profissionais, Mena era uma pessoa sensível e poeta, expressando todo seu amor pela vida e pelas pessoas através de poemas publicados no seu livro “Outras Essências e Aquarelas”.
A Anvisa reconhece a importância de sua trajetória, acolhe o seu legado e presta solidariedade à família, amigos e colegas.
Que a sua vida nos inspire na luta pela proteção e promoção da saúde, por uma vigilância forte e pelo cultivo da solidariedade e amor ao próximo“.
Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva)
“É com profundo pesar que Abrasco recebe a notícia do falecimento da nossa querida Mena, ocorrido no dia 27 de janeiro de 2024. Mena era uma pessoa extraordinária, encantava a todos que tiveram a honra de conhecê-la com o seu trato respeitoso e afetuoso modo de ser.
Mena era não apenas uma professora na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, era também uma militante incansável do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Vigilância Sanitária.
Sua paixão pela saúde pública era evidente em cada ação, e sua dedicação ao Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) deixará um legado duradouro.
Além de suas contribuições acadêmicas e profissionais, Mena era uma pessoa alegre, sensível e dotada de uma habilidade única como poeta, encantando a todos com suas palavras.
A perda de Mena é profundamente sentida por todos que compartilharam momentos ao seu lado. A Abrasco expressa as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas. Que sua memória e legado continuem inspirando aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.
A ela nossa gratidão“.
ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp)
“É com profundo pesar que a ADunicamp recebe a notícia do falecimento de Maria Filomena de Gouveia Vilela, nossa querida Mena, professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FENF), associada à entidade e com ativa participação no Conselho de Representantes (CR) da ADunicamp.
Mena dedicou sua vida à saúde coletiva e a defesa do Sistema Único de Saúde. Atualmente, ela era professora no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unicamp. Foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Campinas e integrava o Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde atuou incansavelmente na organização científica dos Simpósios Brasileiros de Vigilância Sanitária (Simbravisas). Mena também foi Conselheira no Conselho Municipal de Saúde de Campinas, representando a ADunicamp.
Além das suas contribuições acadêmicas e profissionais, Mena se destacava pela sua alegria e sensibilidade única, dotada de uma capacidade ímpar de expor em palavras seus sentimentos através de suas poesias. Sua perda é sentida por todos que compartilharam momentos ao seu lado. A ADunicamp deixa aqui suas condolências aos familiares, colegas, alunos e amigos da professora Mena!
O velório foi no domingo 28/01, no cemitério dos Amarais, em Campinas/SP.
Professora Mena, PRESENTE“!
Leia matéria publicada no Portal da Unicamp:
Mena deixa legado no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência na área da saúde
Leia poesia de autoria da professora Maria Filomena:
Sofrer de poesia, entre letras
Leia notas emitidas:
Faculdade de Enfermagem da Unicamp
Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo