
O IEA está com diversas vagas abertas para pesquisadores. As oportunidades contemplam as áreas de sustentabilidade ambiental, jornalismo, Inteligência Artificial, educação e Tecnologia da Informação. São bolsas para pós-doutorado, graduação (estágio e iniciação científica), doutorado e outros níveis. Há também a chamada para formação de um grupo de pesquisa, que tem perfil mais flexível.
Confira a lista completa e fique atento aos prazos.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Biota Síntese Pós-doutorado: Compreendendo o processo de coprodução de políticas socioambientais – Medindo o impacto social Inscrições até 25 de março – O Centro Biota Síntese, financiado pela Fapesp e sediado no IEA, está recrutando um pesquisador de pós-doutorado para atuar na compreensão de processos de conhecimento e coprodução de políticas públicas, além de desenvolver e avaliar indicadores de impacto social. O candidato deve ter habilidade de trabalho em equipe, capacidade de escuta ativa e engajamento com pesquisadores e atores sociais, experiência em modelagem e métodos analíticos, além de domínio de R, GitHub e análises estatísticas multivariadas. O selecionado receberá bolsa no valor de R$12 mil mensais, com duração de 24 meses. Há ainda um fundo de re serva equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atividades de pesquisa. Saiba mais e candidate-se: https://e.usp.br/s1h Postdoctoral fellowship: Understanding the process of socioenvironmental policy co-production – measuring societal impact Applications are open until March 25 – The Biota Synthesis program, funded by the São Paulo Research Foundation (FAPESP) and hosted at IEA, is recruiting a postdoctoral researcher to study knowledge processes and the co-production of public policies, as well as to develop and assess social impact indicators. The ideal candidate should have strong teamwork skills, be eager to actively listen and engage with researchers and social actors, and demonstrate experience in modeling and analytical methods. Proficiency in R, GitHub, and multivariate statistical analysis is highly recommended. The selected researcher will receive a monthly fellowship of R$ 12,000 for 24 months. Additionally, a reserve fund equivalent to 10% of the annual fellowship amount will be available for research activities. Learn more and apply: https://e.usp.br/s5s Jornalismo científico: Programa Mídia Ciência Fapesp Inscrições até 30 de março – O Biota Síntese abriu chamada para seleção de bolsista de jornalismo científico, com orientação de Gabriela Di Giulio. O objetivo é produzir materiais jornalísticos que apresentem de forma clara a abordagem das soluções baseadas na natureza (SbN) e sua relevância para a construção de políticas públicas. Os materiais jornalísticos terão como foco as atividades e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, o Biota Síntese, um projeto integrador que envolve instituições governamentais, universidades públicas, institutos de pesquisas do estado e organizações não governamentais. Saiba mais e candidate-se: https://e.usp.br/s5n
EDUCAÇÃO Projeto “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica” Pós-doutorado Inscrições até 17 de março – Estão abertas as inscrições para uma bolsa de pós-doutorado, com foco nos desafios contemporâneos dos currículos escolares, sua implementação e inovações. A bolsa, financiada pela Fapesp, tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogada. Os candidatos devem ter doutorado em Ciências Humanas, Sociais ou Educação, experiência em gestão ou docência, interesse em currículos escolares e domínio de tecnologias para pesquisa. A oportunidade faz parte do projeto temático “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica”, vinculado à Cátedra de Educação Básica e coordenado por Maurício Pietrocola. Saiba mais e candidate-se: https://e.usp.br/s5o Postdoctoral Fellowship: thematic project “Study on the Implementation of Curricular Innovations, Pedagogical Strategies, and Emerging Technologies for Quality and Equity in Basic Education” Applications are open until March 17 – A postdoctoral position is available for those wishing to focus on contemporary challenges in school curricula, their implementation, and innovations. Funded by the São Paulo Research Foundation (FAPESP), the fellowship has a duration of 12 months with the possibility of extension. Candidates must hold a PhD in Human or Social Sciences, or Education, have experience in management or teaching, demonstrate interest in school curricula, and possess proficiency in research-related technologies. This opportunity is part of the thematic project “Study on the Implementation of Curricular Innovations, Pedagogical Strategies, and Emerging Technologies for Quality and Equity in Basic Education,” linked to the Chair of Basic Education and coordinated by Maurí cio Pietrocola. Learn more: tematico069775@usp.br Aperfeiçoamento pedagógico Inscrições até 17 de março – As duas vagas de Aperfeiçoamento Pedagógico têm bolsa Fapesp e são voltadas a pesquisadores vinculados à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação e com atuação na Educação Básica, com experiências em ações educacionais e desenvolvimentos de projetos inter e transdisciplinares. Os selecionados deverão residir na cidade de São Paulo ou nos municípios adjacentes e ter disponibilidade para oito horas semanais de dedicação ao projeto, das quais quatro devem ser presenciais no IEA. A duração da bolsa é de 12 meses, com possível prorrogação. A oportunidade faz parte do projeto temático “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica”, vinculado à Cátedra de Educação Básica e coordenado por Maurício Pietrocola. Saiba mais e candidate-se: https://e.usp.br/s5r Iniciação científica Inscrições até 17 de março – A bolsa de iniciação científica é voltada a estudantes dos anos finais dos cursos de Licenciatura ou Pedagogia, com interesse em currículos escolares e desafios contemporâneos na educação básica. O candidato selecionado atuará em pesquisa e desenvolvimento de materiais no IEA, com reuniões presenciais às quintas-feiras pela manhã. É necessário conhecimento em Pacote Office, organização de dados e produção de gráficos e infográficos. A oportunidade faz parte do projeto temático “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagóg icas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica”, vinculado à Cátedra de Educação Básica e coordenado por Maurício Pietrocola. Saiba mais e candidate-se: https://e.usp.br/s5p
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Cátedra Oscar Sala – Projeto Governança de Agentes de Inteligência Artificial Chamada de pesquisadores Inscrições até 10 de março – A Cátedra Oscar Sala do IEA está selecionando até 20 pesquisadores para integrarem um grupo de estudos sobre a governança de agentes de Inteligência Artificial (IA) em 2025, sob a liderança de Virgílio Almeida. O foco do projeto será a análise dos riscos éticos e sociais desses agentes, além da formulação de propostas para garantir transparência e responsabilidade no uso da tecnologia. As reuniões ocorrerão de 21 de março a 12 de dezembro, às sextas-feiras, das 16h às 18h, de forma remota ou híbrida. Os pesquisadores desenvolverão projetos, textos acadêmicos e participarão de discussões sobre interpretabilidade da IA, inclusão de perspectivas diversas e governança adaptativa. A chamada não oferece bolsas. Saiba mais e candidate-se: https://e.usp.br/s5q
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CMS e ambiente Linux Estágio no IEA-USP Inscrições até 16 de março – O IEA está selecionando um estagiário de Tecnologia da Informação para atuar na criação de um novo site, incluindo formatação do ambiente e migração de conteúdo. O candidato deve ser aluno da USP, ter experiência com HTML, PHP, MySQL e CMS (especialmente WordPress). Conhecimento em Linux é desejável. A vaga tem carga horária de 30 horas semanais, bolsa de R$ 1.412,00 e auxílio transporte. Mais informações: https://e.usp.br/s54