A desigualdade de gênero nas profissões de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) continua a ser uma realidade que afeta mulheres em todo o mundo. Apesar de suas conquistas e capacidades, as mulheres representam uma proporção menor nessas áreas profissionais e nas equipes de pesquisa desses campos, enfrentando desafios como menor visibilidade em publicações, salários mais baixos e menos acesso a cargos de liderança.
O acesso à educação é fundamental para reduzir essa sub-representação, e é aí que entra a importância do programa de bolsas Women in STEM. Em colaboração com universidades do Reino Unido este programa oferece, em 2025, uma oportunidade única para mulheres do Brasil que desejam continuar sua formação em nível de mestrado no Reino Unido. Com mais de 400 bolsas concedidas globalmente em seus cinco anos de existência, o programa de bolsas Women in STEM está se tornando uma plataforma vital para impulsionar as mulheres rumo ao futuro da ciência e da tecnologia.
As bolsas para o ano acadêmico 2025-26 já estão abertas
Estamos trabalhando com universidades do Reino Unido para oferecer 5 bolsas de estudo para mulheres brasileiras. As candidatas selecionadas terão direito a:
- Prestígio acadêmico por estudar em uma universidade líder no Reino Unido
- Apoio financeiro, incluindo: matrícula, subsídio para moradia, custos de viagem, visto e taxas de cobertura de saúde
- Apoio para o pagamento do exame IELTS. Observe que os custos da aplicação ao exame serão reembolsados somente para as candidatas selecionadas.
Downloads
- Women in STEM – Perguntas frequentes(Adobe PDF 109KB)
- Women in STEM – Critérios de elegibilidade(Adobe PDF 114KB)