Destaques Editais PRPG Notícias Prêmio Tese Destaque

Divulgados os vencedores do Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024

Os trabalhos foram avaliados segundo os critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura/organização do texto

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou, nesta segunda-feira (1º de julho), os nomes dos vencedores do Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024, concedendo um prêmio e uma menção honrosa para cada uma das áreas de conhecimento: engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde. Em sua segunda edição, a premiação procurou reconhecer e consagrar as teses de doutorado de destaque defendidas nos programas de pós-graduação da Universidade, além de estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

Participaram da disputa teses defendidas em 2022, desde que homologadas em 2023, e teses defendidas em 2023, desde que homologadas até 31/03/2024. Elas foram avaliadas segundo os critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura/organização do texto.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello, o Prêmio Tese Destaque Unicamp não celebra somente o mérito individual dos pesquisadores, mas também o impacto significativo de suas pesquisas na sociedade e na comunidade científica. “Cada uma das teses representa não apenas um avanço no campo específico de estudo, mas também uma contribuição valiosa para o conhecimento global.” Ela destaca ainda “a excelência acadêmica da própria Universidade, reforçando seu compromisso com a pesquisa de ponta e a formação de profissionais altamente qualificados”.

Meguello afirma que o prêmio honra os vencedores, ao mesmo tempo que “inspira toda a comunidade acadêmica da Unicamp a continuar buscando a excelência e a inovação em suas pesquisas, reafirmando o papel da Universidade como um centro de produção de conhecimento de alto nível”.

A seleção dos vencedores ocorreu em duas etapas. A primeira eliminatória foi feita por comissões de avaliação instituídas pelos programas de pós-graduação de cada unidade de ensino e pesquisa, que escolheram apenas uma tese para participar da premiação. Em seguida, os trabalhos escolhidos passaram pelo crivo das comissões julgadoras do prêmio – compostas por um docente da Unicamp e por pelo menos dois docentes internos ou externos.

A premiação conta com dois tipos de prêmio: um prêmio tese destaque para o primeiro colocado no valor líquido de R$ 5 mil e uma menção honrosa para o segundo colocado no valor líquido de R$ 3 mil. Autores, orientadores e coorientadores das teses premiadas receberão um diploma de premiação.

Confira os vencedores.

Prêmio Tese Destaque Unicamp - 2023-2024