Conteúdo principal Menu principal Rodapé
CAPES FEA/UNICAMP Internacional

Projeto da FEA-Unicamp é selecionado para Programa CAPES/Brafagri

Recente edital de cooperação internacional, reforça o protagonismo da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) na pesquisa global.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a relação dos dez projetos selecionados no Edital nº 11/2025 do Programa CAPES/Brafagri. Entre as propostas aprovadas, está o projeto liderado pelo Prof. Dr. Guilherme Miranda Tavares, Professor Associado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. A seleção reafirma a excelência da Unicamp nas área em setores centrais desta parceria estratégica entre Brasil e França. O início das atividades está previsto para janeiro de 2026.

A aprovação deste projeto carrega um simbolismo especial e uma chancela de qualidade técnica. O Prof. Guilherme Tavares possui uma trajetória acadêmica intrinsecamente ligada à cooperação franco-brasileira. Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Tavares vivenciou na prática os benefícios do intercâmbio acadêmico: durante sua graduação, ele foi bolsista do próprio Programa CAPES/Brafagri, realizando especialização na Ecole Nationale Supérieure d’Agronomie et des Industries Alimentaires (ENSAIA), em Nancy.

Sua conexão com a França seguiu no Mestrado, realizado no Agrocampus Ouest (Rennes), e no Doutorado em Ciência de Alimentos pelo French National Research Institute for Agriculture, Food and the Environment (INRAE), também em Rennes. Atualmente, como docente da FEA/Unicamp atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, ele lidera pesquisas sobre propriedades industriais de proteínas alimentares e, agora, coordenará novas oportunidades para a próxima geração de pesquisadores.

O que é o Programa CAPES/Brafagri?

O Programa consiste em parcerias universitárias que fomentam o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, estimulando a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos entre as instituições brasileiras e francesas. O objetivo central é incrementar a qualidade da formação acadêmica através da mobilidade internacional. No contexto deste novo edital, a parceria envolve instituições francesas de prestígio, como a AgroParisTech, L’Institut Agro e Oniris.

O edital prevê um investimento robusto para fortalecer a internacionalização. O total destinado aos projetos selecionados pode chegar a R$ 48 milhões. A seleção do Prof. Guilherme Tavares não apenas coloca a Unicamp em evidência no cenário internacional, mas também abre portas para que nossos alunos tenham acesso às mesmas oportunidades.

Ir para o topo